Na Tearfil dedicamos a nossa paixão ilimitada à criação de uma indústria têxtil limpa, transparente e orientada para o futuro.
Na Tearfil dedicamos a nossa paixão ilimitada à criação de uma indústria têxtil limpa, transparente e orientada para o futuro.

Ao fazermos da inovação responsável e da melhoria contínua, os nossos motores de crescimento, pretendemos ser a referência no setor para a criação de uma nova geração de produtos têxteis mais inteligentes e sustentáveis.

A Tearfil é uma fiação de fibras curtas, fundada em 1973. Inicialmente trabalhávamos com sistemas convencionais e sistemas open-end mas, em 1987, foi instalada uma fiação de fios finos de elevada qualidade. Em 1993, foi complementada com uma linha de produção especial para fios mesclados. Em 2000, como parte da política de inovação da nossa empresa, foi criada uma fiação laboratorial, direcionada para a investigação e desenvolvimento de novos produtos.

Em 2004, a Tearfil tornou-se uma marca de fios quando se fundiu com a empresa António Almeida & Filhos Têxteis SA(AAF), com objetivo de se tornar uma empresa vertical e responder positivamente aos desafios do competitivo mercado internacional. Em 2011, a empresa foi adquirida pelo grupo Moretextile, um dos maiores grupos industriais do sector têxtil na Europa.
Desde 2019, a Tearfil está novamente a trabalhar de forma independente sob a gestão de Maria de Belém Machado, uma investidora privada com um passado familiar no negócio de fiação.

Maria de Belém Machado

CEO

Bernardino Andrade

CFO

Vera Costa

Area Sales Manager / Portugal

Marla Gonçalves

Sales and Marketing Director

Cristiano Santos

International Sales Manager

Orlando Moreira

Business Development Manager

Cristina Castro

Quality & Assurance Director

Jorge Pinto

People Director

Nuno Morais

IT Director

David Silva

Logistics & Operations Director

Fernanda Silva

Quality Control Manager

Cristina Ferreira

Product Development Manager

André Mendes

International Sales Manager

Sobre 1
As nossas pessoas são a essência de tudo aquilo que fazemos. São elas que impulsionam o nosso negócio através da sua paixão ilimitada, know-how e curiosidade para inovar constantemente.

Esforçamo-nos por garantir uma organização com valores, intergeracional, multicultural e inclusiva, para que todos se sintam bem, como uma grande família. Não toleramos o racismo e a discriminação.

A vantagem competitiva, através da criação de valor inerente ao capital humano, é sinónimo de atração, retenção e desenvolvimento de pessoas na nossa organização.

Valores

A Tearfil é uma equipa apaixonada e orgulhosa, mas ao mesmo tempo humilde. A Tearfil é orientada para soluções e comprometida com o cliente. A Tearfil é um lugar para alunos curiosos e professores experientes, que procuram ativamente ser a melhor versão de si próprios. A Tearfil é ousada e inovadora, sem medo da mudança. A Tearfil valoriza a diversidade e não tem preconceitos, esperando o mesmo dos outros. A Tearfil é um espaço seguro, onde a segurança não é negociável. A Tearfil promove a responsabilidade coletiva, sociale ambiental. A Tearfil valoriza a transparência, conduta ética e integridade, tanto interna como externamente.

“O meu nome é André Mendes. Sou gestor de clientes do mercado externo e a minha função é desenvolver negócio, procurar novas oportunidades com clientes de todo o mundo. Eu gosto muito do meu trabalho porque é desafiante e nenhum dia é igual. Contactar outras pessoas ajuda-me a aprender todos os dias e criar fios criativos para a indústria da moda. Não há nada mais gratificante do que ver o produto final na loja, sabendo que foi desenvolvido por toda a equipa da Tearfil. Estou orgulhoso de fazer parte desta família. Os colegas são todos amigáveis, reina o espírito de equipa, num ambiente acolhedor que encoraja o querer fazer mais e melhor.”
“O meu nome é Diogo Ferreira, sou um operador de fiação. A minha principal função é procurar potenciais ruturas das máquinas. Sou também responsável por supervisionar as transições dos cones de fios prontos. Além disso, depois da equipa especializada limpar as máquinas, ajudo a garantir que as máquinas são colocadas em modo de produção. Gosto do facto de o meu trabalho me permitir estar sempre em movimento, das responsabilidades que tenho,e mesmo quando tenho menos tarefas, tomo a iniciativa e avanço em outras , tais como a limpeza do espaço de trabalho. Gosto muito de trabalhar com os meus colegas.”
“O meu nome é Bento Ferreira, sou Supervisor de Turno. Trabalho na área produtiva e sou responsável por garantir que as máquinas da linha de produção, cardas, torces, contínuos e bobinadeiras, estão operacionais, antes de iniciar o turno e durante o mesmo. Sou também responsável pela supervisão do grupo de pessoas que trabalham no meu turno. Além disso, trabalho em conjunto com os meus colegas, especialmente se houver um processo complexo que exija mais tempo e atenção. Gosto verdadeiramente do que faço e de o poder fazer com pessoas incríveis!”
“O meu nome é Márcia Nogueira, sou operadora de embalagem e pesagem de fio. Na Tearfil o meu trabalho é crucial para assegurar que os requisitos e necessidades de operação do meu turno são satisfeitas sem paragens ou falhas. O meu trabalho consiste em fazer um controle visual regular da qualidade da bobinagem e do fio, bem como embalar, pesar lotes de fio e controlar o stock de cones, paletes e separadores de cartão. Gosto de trabalhar ao lado dos meus colegas e acredito que posso melhorar e crescer a longo prazo nesta fábrica.”