A sustentabilidade é um pilar intrínseco à cultura e estratégia da nossa empresa.

Temos profunda consciência dos desafios ambientais e sociais que o nosso mundo enfrenta, assim como do enorme impacto da indústria têxtil no planeta. Como fiação, reconhecemos o papel fundamental que desempenhamos na cadeia de fornecimento têxtil e estamos empenhados, juntamente com os nossos parceiros, em construir uma indústria mais conectada, honesta e responsável.

Normas de Certificação

Trabalhamos com organizações de normalização e organismos de certificação, para avaliar os nossos impactos ambientais e sociais, assegurando assim a concretização dos nossos objetivos relativos à sustentabilidade.

Oeko-Tex® Standard 100

É um dos rótulos mais conhecidos do mundo para produtos têxteis testados quanto à presença de substâncias nocivas. Representa a confiança para o cliente e garante a elevada segurança dos produtos.

Global Organic Textile Standard (GOTS)

A certificação GOTS é líder mundial para produção de têxteis com fibras orgânicas, que inclui critérios ecológicos e sociais, apoiada por uma certificação independente em toda a cadeia de abastecimento têxtil. A certificação GOTS da Tearfil representa o nosso compromisso com as gerações futuras, permitindo-nos melhorar o desempenho industrial, social e ambiental e ao mesmo tempo cria valor económico. A certificação GOTS é uma pedra basilar na transformação de uma indústria têxtil verdadeiramente sustentável.

Organic Content Standard (OCS)

A certificação OCS aplica-se a qualquer produto não alimentar que contenha entre 5 e 100 % de material orgânico. Verifica a presença e quantidade de material orgânico num produto final. Esta certificação trata do fluxo de produto dentro e entre empresas, da verificação das matérias-primas, do processamento pós-colheita, fabrico, embalagem e rotulagem, do armazenamento, manuseamento e expedição através do vendedor na última transação B2B. Permite uma avaliação e verificação transparente, consistente e independente que abrange os requisitos do OCS nos produtos, por um organismo de certificação acreditado por terceiros.

Fairtrade Cotton FLO ID 4080

O Fairtrade é o principal certificado para uma agricultura socialmente sustentável e responsável. A certificação Fairtrade para a Indústria Têxtil, visa introduzir mudanças nas cadeias de distribuição de têxteis e práticas comerciais relacionadas. Os elementos que caracterizam as relações comerciais justas e sustentáveis incluem: Critérios em todas as fases de produção para toda a cadeia de abastecimento, aplicação apenas em países onde a liberdade de associação seja possível, registo de todos os subcontratados e auditorias periódicas sem aviso prévio. O certificado Fairtrade para a indústria têxtil define, medidas para melhorar as condições dos trabalhadores e para beneficiar o ambiente, reduzindo os impactos negativos controlando a utilização de produtos químicos. A Tearfil associou-se à certificação Fairtrade para garantir melhores preços, melhores condições de trabalho e um acordo mais justo para agricultores e trabalhadores nos países em desenvolvimento.

Better Cotton Initiative (BCI)

Somos membros da BCI, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com agricultores do mundo inteiro, para melhorar gradualmente a forma como cultivam o algodão. O sistema BCI, ou Better Cotton Initiative, assenta nos três princípios fundamentais da sustentabilidade: ambiental, social e económica. As suas preocupações centram-se principalmente, na produção de algodão e em garantir melhores condições para os seus produtores e para o ambiente, assim como um melhor desenvolvimento económico nas áreas de produção. Ao acompanhar a cadeia de distribuição, o sistema padrão do BCI, orienta produtores e compradores para melhores práticas, com o principal objetivo de fazer do algodão Better Cotton Initiative um produto verdadeiramente sustentável.

Global Recycled Standard (GRS)

A certificação GRS destina-se a satisfazer a necessidade das empresas que procuram verificar o conteúdo reciclado dos seus produtos (tanto produtos acabados como intermédios). Verifica, ainda, as práticas sociais e ambientais na sua produção.

ISO 9001: 2015*

Num mercado global competitivo e exigente, a APCER assume um papel fundamental no funcionamento e sucesso das organizações. Graças ao rigor, à diversidade da oferta, ao investimento em inovação e desenvolvimento de novos produtos, a APCER valoriza e contribui para a melhoria do desempenho dos seus principais parceiros. A certificação ISO 9001 é um sistema de garantia da gestão da qualidade que abrange toda a Tearfil, incorporando o ciclo de melhoria contínua PDCA, e integrando análise de risco em toda a organização, permitindo assim a fidelização de clientes e também a competitividade da organização com base nos pilares da sustentabilidade.
*Ao abrigo do processo de certificação pela APCER.