A sustentabilidade é um pilar intrínseco à cultura e estratégia da nossa empresa.
Temos profunda consciência dos desafios ambientais e sociais que o nosso mundo enfrenta, assim como do enorme impacto da indústria têxtil no planeta. Como fiação, reconhecemos o papel fundamental que desempenhamos na cadeia de fornecimento têxtil e estamos empenhados, juntamente com os nossos parceiros, em construir uma indústria mais conectada, honesta e responsável.
Circularidade e Redução de Desperdícios Têxteis
A nossa linha de fios fantasia water-conscious
Através do nosso processo interno water-efficient, os desperdícios gerados na produção primária da nossa fiação são reciclados em novos fios, disponíveis numa ampla variedade de tonalidades.
Os nossos mesclados ECO HEATHER utilizam a menor quantidade possível de material virgem e contribuem para poupar água que seria utilizada no cultivo de fibras virgens.
O desperdício só é um problema se não aproveitarmos a oportunidade para o repensar.
Através da nossa colaboração com a Recovo, estamos dedicados à economia circular e à redução de desperdícios têxteis. Damos uma segunda vida aos nossos fios excedentes, minimizando assim o impacto ambiental associado à produção de novos materiais. Essa abordagem sustentável não só contribui para um impacto positivo no planeta, mas também nos impulsiona em direção a um futuro mais circular.
Normas de Certificação
Trabalhamos com organizações de normalização e organismos de certificação, para avaliar os nossos impactos ambientais e sociais, assegurando assim a concretização dos nossos objetivos relativos à sustentabilidade.
Oeko-Tex® Standard 100
É um dos rótulos mais conhecidos do mundo para produtos têxteis testados quanto à presença de substâncias nocivas. Representa a confiança para o cliente e garante a elevada segurança dos produtos.
Global Organic Textile Standard (GOTS)
A certificação GOTS é líder mundial para produção de têxteis com fibras orgânicas, que inclui critérios ecológicos e sociais, apoiada por uma certificação independente em toda a cadeia de abastecimento têxtil. A certificação GOTS da Tearfil representa o nosso compromisso com as gerações futuras, permitindo-nos melhorar o desempenho industrial, social e ambiental e ao mesmo tempo cria valor económico. A certificação GOTS é uma pedra basilar na transformação de uma indústria têxtil verdadeiramente sustentável.
Organic Content Standard (OCS)
A certificação OCS aplica-se a qualquer produto não alimentar que contenha entre 5 e 100 % de material orgânico. Verifica a presença e quantidade de material orgânico num produto final. Esta certificação trata do fluxo de produto dentro e entre empresas, da verificação das matérias-primas, do processamento pós-colheita, fabrico, embalagem e rotulagem, do armazenamento, manuseamento e expedição através do vendedor na última transação B2B. Permite uma avaliação e verificação transparente, consistente e independente que abrange os requisitos do OCS nos produtos, por um organismo de certificação acreditado por terceiros.
Fairtrade Cotton FLO ID 4080
O Fairtrade é o principal certificado para uma agricultura socialmente sustentável e responsável. A certificação Fairtrade para a Indústria Têxtil, visa introduzir mudanças nas cadeias de distribuição de têxteis e práticas comerciais relacionadas. Os elementos que caracterizam as relações comerciais justas e sustentáveis incluem: Critérios em todas as fases de produção para toda a cadeia de abastecimento, aplicação apenas em países onde a liberdade de associação seja possível, registo de todos os subcontratados e auditorias periódicas sem aviso prévio. O certificado Fairtrade para a indústria têxtil define, medidas para melhorar as condições dos trabalhadores e para beneficiar o ambiente, reduzindo os impactos negativos controlando a utilização de produtos químicos. A Tearfil associou-se à certificação Fairtrade para garantir melhores preços, melhores condições de trabalho e um acordo mais justo para agricultores e trabalhadores nos países em desenvolvimento.
Better Cotton Initiative (BCI)
Somos membros da BCI, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com agricultores do mundo inteiro, para melhorar gradualmente a forma como cultivam o algodão. O sistema BCI, ou Better Cotton Initiative, assenta nos três princípios fundamentais da sustentabilidade: ambiental, social e económica. As suas preocupações centram-se principalmente, na produção de algodão e em garantir melhores condições para os seus produtores e para o ambiente, assim como um melhor desenvolvimento económico nas áreas de produção. Ao acompanhar a cadeia de distribuição, o sistema padrão do BCI, orienta produtores e compradores para melhores práticas, com o principal objetivo de fazer do algodão Better Cotton Initiative um produto verdadeiramente sustentável.
Global Recycled Standard (GRS)
A certificação GRS destina-se a satisfazer a necessidade das empresas que procuram verificar o conteúdo reciclado dos seus produtos (tanto produtos acabados como intermédios). Verifica, ainda, as práticas sociais e ambientais na sua produção.
Forest Stewardship Council (FSC)
A certificação FSC é um padrão globalmente reconhecido e respeitado para a gestão responsável das florestas. A certificação FSC promove práticas sustentáveis, como reflorestamento e colheita responsável, para manter a saúde a longo prazo das nossas florestas. A certificação garante que as operações florestais são realizadas com o menor impacto possível no ambiente, incluindo a qualidade do solo e da água. Quando escolhe Tearfil, não está apenas a optar por fios de alta qualidade, mas também a fazer uma escolha responsável, com impacto positivo no ambiente e nas comunidades.
ISO 9001: 2015
Num mercado global competitivo e exigente, a APCER assume um papel fundamental no funcionamento e sucesso das organizações. Graças ao rigor, à diversidade da oferta, ao investimento em inovação e desenvolvimento de novos produtos, a APCER valoriza e contribui para a melhoria do desempenho dos seus principais parceiros. A certificação ISO 9001 é um sistema de garantia da gestão da qualidade que abrange toda a Tearfil, incorporando o ciclo de melhoria contínua PDCA, e integrando análise de risco em toda a organização, permitindo assim a fidelização de clientes e também a competitividade da organização com base nos pilares da sustentabilidade.